sábado, 9 de julho de 2016

LIÇÃO 02: "O CARÁTER ÉTICO DE DEUS" - LIÇÕES BÍBLICAS JUVENIS 3º TRIMESTRE DE 2016

Nesta lição, vamos tratar de alguns atributos de Deus e do Reino de Deus ou Reino dos Céus.

Ressalto inicialmente, que ao trazer esses temas o objetivo não é fazer um estudo teológico profundo sobre Deus, mas apresentar aos alunos alguns dos atributos divinos para que conheçam mais sobre o criador.

A fim de despertar os alunos para o início da aula, peça a eles que definam Deus em uma Palavra. Por exemplo: Deus é: amor, onipotente, onisciente, misericordioso etc. À medida que forem mencionando, escreva-as no quadro e, ao final, explique a Eles que os atributos de Deus podem ser separados em duas classes: atributos naturais (incomunicáveis) e atributos morais (comunicáveis). O assunto governa o primeiro tópico da lição.

Vale ressaltar que os teólogos variam quanto à classificação dos atributos divinos. Assim, Stanley Horton em sua Teologia Sistemática (CPAD, 2012), por exemplo, classifica:
1) Atributos naturais de Deus (Deus é): Espírito, (in)cognoscível, eterno, onipotente, onipresente, onisciente, sábio.


    2) Atributos morais de Deus: fiel, verdadeiro, bom, paciente, amor, gracioso e misericordioso, santo, reto e justo.

Já na obra de Norman Geisler, também publicada pela CPAD, a classificação diferencia em alguns pontos, bem como em “Deus e a Bíblia”, do Pastor Elinaldo Renovato. Contudo, em todos os casos os autores apresentam as bases bíblicas para as classificações.

No tópico dois, observa-se os dois aspectos do Reino de Deus: a) presente, e, b) futuro.

No tópico três, “As virtudes manifestas do Reino de Deus”, é ótima ocasião para aplicar aquilo que foi explanado nos tópicos um e dois.

Os juvenis devem ser levados à firme convicção que devem manifestar em suas vidas os atributos morais de Deus, de forma que todos que os cercam sejam levados a glorificar a Deus, a exaltá-Lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PÚLPITO PENTECOSTAL (2)

Se por um lado há falta de preparo por parte de muitos pregadores sobre os púlpitos (leia aqui ), de outro há uma tendência em achar que ...